Trabalhos

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Procedimentos e Regras para Submissão de Trabalhos Científicos
 

Abaixo estão detalhadas as regras para submissão de trabalhos científicos a 2ª Jornada de Trauma e Emergência - HPS de Porto Alegre.

Os trabalhos devem abordar temas relacionados à Trauma e Emergência em uma das seguintes áreas:

Enfermagem;
Nutrição;
Psicologia;
Medicina;

Fisioterapia;
Serviço Social;
Odontologia.

 

Deverão ser encaminhados resumos para a seleção e os trabalhos científicos aceitos serão apresentados sob a forma de pôsteres impressos. A submissão dos resumos dos trabalhos será realizada apenas pelo site oficial da Jornada.

Importante: antes de enviar, revise o conteúdo, pois não serão aceitas modificações após a submissão.

Prazos

O sistema para envio de trabalhos estará disponível a partir de 30/04/2019.

O limite para submissão de trabalhos será até as 23 horas e 59 min (horário de Brasília) do dia 16/09/2019;

Resultados da avaliação, aceite e seleção para comissão julgadora: a partir de 25/09/2019;

O primeiro autor dos trabalhos selecionados e o apresentador deverão estar com suas inscrições na Jornada efetuadas e pagas até as 23 horas e 59 min do dia 27/09/2019;

Autores

Não há limites de trabalhos por pessoa como primeiro autor;

O número máximo de autores/coautores é de 6 por trabalho;

Regras para Formatação e Submissão
Resumos:

O texto do resumo deve ter até 2500 carácteres, contando espaçamentos;

Não serão permitidos tabelas ou figuras nos resumos;

As abreviaturas devem ser colocadas entre parenteses após a palavra completa aparecer pela primeira vez;

A descrição do trabalho deve estar estruturada da seguinte forma: Introdução, Método, Resultados e Conclusões. Devendo o texto ser objetivo e conciso com informações essenciais em cada uma de suas sessões;

Não serão aceitos trabalhos com colocações como: “os resultados serão apresentados” ou “os dados serão analisados”, etc…

As referências bibliográficas não devem ser incluídas no texto;

Serão aceitos resumos em português, espanhol e Inglês, porém os trabalhos selecionados para apresentação não terão tradução simultânea.

Pôsteres - Alteração:

 

O pôster será em formato impresso no tamanho de 90 cm de largura por 120 cm de comprimento (retrato). É fundamental manter a largura em 90 cm para não comprometer o espaço dos colegas ao lado.

Confira abaixo as normas para elaboração e apresentação de seu trabalho:

1) Confecção do pôster:

O pôster científico deverá ser elaborado dentro das normas e recomendações a seguir:

Utilizar o arquivo Template elaborado nos softwares de apresentação: Power Point ou LibreOffice Impress.

Sinta-se à vontade para diagramar sua apresentação nestes ou em outro software, desde que respeitando as orientações do Template.

O modelo de arquivo a ser utilizado para a formatação do Pôster está disponível na página da 2ª Jornada de Trauma e Emergência do HPS de Porto Alegre para download.

No pôster deverá constar:

1. O pôster deve ser identificado pelo número ID conforme o sistema de envio de trabalhos (#número) no canto esquerdo superior.

b) O título do pôster, que deve, obrigatoriamente, ser idêntico ao título do resumo submetido no site do evento;

c) Nomes dos Autores (conforme submetido no site) negrito, centralizado, com entidade de filiação; no rodapé da página;

d) Dados do Trabalho Técnico (Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões): Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis;

e) Deverá se utilizar o modelo para pôster disponível para download no item 11 – Modelos.

2. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e Inglês, porém os trabalhos selecionados para apresentação não terão tradução simultânea.

4. Para evitar cortes nos textos, é importante que as margens laterais utilizadas no modelo sejam respeitadas;

5. É permitida a utilização de imagens e gráficos.

6. Sugere-se que o Pôster seja estruturado contemplando os conteúdos abaixo:

Introdução incluindo os objetivos;
Metodologia;
Resultados;
Conclusões;

 

Sugere-se priorizar a cor preta para os textos em geral e branco para o fundo, conforme template disponibilizado abaixo;

O uso de itálico é destinado somente para indicar termos em outros idiomas;

As margens superior, inferior, direita, esquerda devem ser de 1cm.

As figuras usadas devem estar em uma resolução boa, sendo que o arquivo não pode exceder o tamanho exposto acima.

Dê preferência para o contraste entre a cor de fundo e o conteúdo do texto;

Não utilize o logo do evento no seu pôster, pois estará padronizado no cabeçalho.
 

3) Legibilidade e recursos:

a) Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público;

b) Organizar as unidades do pôster de forma lógica, ordenada de alto a baixo ou da esquerda para a direita;

c) Numerar as unidades na ordem em que se desejar que sejam vistas, ou usar linhas de ligação para guiar o observador.
 

5) Quanto à apresentação:

Um autor deverá estar ao lado de seu pôster para apresentá-lo ao avaliador no dia e horário estabelecido.

Os resumos selecionados deverão ser apresentados sob a forma de pôsteres nos dias da Jornada, conforme calendário de dias e horários, a serem informados por e-mail ao primeiro autor;

O apresentador deverá estar presente junto ao pôster no período que for determinado para apreciação da comissão científica. Deverá ser apto a apresentar o trabalho em não mais do que 5 minutos, assim como esclarecer eventuais dúvidas. Também deverá assinar a planilha de apresentação que estará com a comissão científica;

O apresentador que tiver mais de um trabalho para apresentar, deverá comunicar a comissão científica. Pois se não estiver presente quando a mesma passar para avaliar, não receberá certificado de apresentação do pôster e nem terá o resumo publicado nos Anais Eletrônicos do Evento;

O Pôster poderá ser apresentado em português, espanhol ou Inglês, de acordo com a linguagem enviada no resumo selecionado.

Os Pôsteres estarão continuamente expostos durante todo o evento. Fique atento à programação e verifique junto aos organizadores se haverá um dia e horário específicos para apresentação de seu Pôster, bem como qual será o seu Ponto de Apresentação.

Critérios de seleção e premiação

Cada resumo enviado será classificado de acordo com a média das notas atribuídas pela comissão julgadora, para cada um dos seguintes objetivos:

Relevância clínica e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente);

Consistência do objeto abordado e sua relação com o tema e/ou suas dimensões;

Características do resumo submetido no que se refere a organização, capacidade de síntese, e clareza de apresentação;

Delineamento do trabalho;

Abordagem de produtos, resultados, ou argumentos e sua efetiva contribuição ao evento.

Os três melhores resumos serão premiados.

O trabalho vencedor será aquele que atingir a maior média entre as notas do resumo (primeira avaliação) e da apresentação no local do evento.

Obs.: A comissão científica, reserva-se o direito de solucionar eventuais controvérsias durante o processo de julgamento.

Atenção

Não envie temas idênticos, duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico, sob pena de desclassificação.

A comunicação da aprovação do resumo para apresentação, dia e horário da apresentação será feita por via eletrônica (e-mail) ao autor responsável pela submissão do resumo, sendo de extrema importância o preenchimento correto deste endereço no ato da inscrição e submissão.

Os trabalhos não selecionados também receberão comunicado eletrônico.
 

Modelos:

Modelo Pôster - em PDF - para visualização

Modelo Pôster - em Power Point - para utilização

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